quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PM intensifica blitz contra motos de cinquenta cilindradas irregulares

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PM intensifica blitz contra motos de cinquenta cilindradas irregulares

A Policia Militar fechou de vez o cerco contra as motos que circulam de forma irregular em Feira de Santana. Em menos de uma semana já aconteceram várias operações no intuito de tirar de circulação motocicletas irregulares que podem provocar vários problemas, desde a prática de delitos, a acidentes de graves proporções.

Somente num espaço de pouco mais de duas horas foram apreendidas cerca de 60 motocicletas apresentando as mais variadas irregularidades. O ponto de fiscalização se concentrou na praça Monsenhor Renato Galvão, a conhecida praça da Matriz, onde os policiais militares abordaram diversos motociclistas e realizaram apreensões. Todos veículos irregulares foram conduzidos para o pátio da Ciretan no Complexo Policial Investigador Bandeira.

A fiscalização é uma medida preventiva adotada pela Polícia Militar no sentido de coibir muitas situações. Mas os órgãos de trânsito, mesmo conscientes da situação continuam sem tomar medidas mais enérgicas. Enquanto isso a desordem continua com, a falta de capacete, viseira, e falta de retrovisores além de subida de canteiros. Em Feira de Santana, atualmente trafegam 5mil motociclos, dados apontados pela 3ªCIRETRAN, as em destaques são: Shineray, Trax, Mobilete, Joge e outros.

NÃO É BEM ASSIM!

Para os órgãos de trânsito, as seguridades no uso do veículo não são tão simples assim. Porém mais os milhares de condutores de ciclomotores estão trafegando em Feira de Santana, onde na sua maioria são menores de 18 anos, sem nenhum curso técnico ou prática. Dados apontados, 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Os dados são preocupantes. Segundo Amarildo Novaes, coordenador de Habilitação da 3ª Ciretran. “O que nos preocupa é que, a maioria deles por serem menores, não cumpre as regras de conduta. E o pior, é assegurado no anonimato, com veículos sem placa”, enfatizou.

O coordenador alerta, que no momento as medidas tomadas pelo órgão em Feira, estão voltadas a educação para o trânsito, na realização de palestras em escolas.

E que o principal papel está voltado ao município através da Regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro –CTB, com o inciso . XVII – quer prevê: registrar e licenciar, na forma da legislação, ciclomotores, veículos de tração e propulsão humana e de tração animal, fiscalizando, autuando, aplicando penalidades e arrecadando multas decorrentes de infrações. “Na prática isto não acontece, através de pesquisa descobrimos que das 27 Unidades executivas de trânsito em nosso país, não está havendo expedição da ACC. Porém a mesma lei garante que na ausência (ACC) o cidadão deverá ter habilitação categoria ‘A’.

A LEI
O policial informou a reportagem que as pessoas precisam saber que para conduzir os ciclomotores é necessário ter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

O candidato deverá preencher os mesmos requisitos exigidos para as categorias A, B e AB: ser penalmente imputável (ter mais de 18 anos), saber ler e escrever, possuir documento de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Segundo o PM Adiel, o mesmo procedimento para a obtenção da Permissão Para Dirigir (PPD), os candidatos à ACC devem passar por exame de aptidão física e mental, avaliação psicológica, exame escrito sobre o conteúdo programático integral de um Curso para Formação de Condutor e exame de direção veicular, realizado em área especialmente destinada para tal fim, e no veículo para o qual está se licenciando.

http://policiaeviola.blogspot.com/search?updated-max=2011-12-09T12:49:00-02:00&max-results=5

Um comentário:

  1. Sou a favor da Regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro.. Essas motos atingem velocidades altas, o condutor precisa ser responsabilizado pelos seus atos.

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